Depois da queda do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, várias teorias foram criadas para entender os motivos que levaram a seleção brasileira a falhar em mais uma Copa do Mundo.
Uma delas está relacionada com o psicológico da equipe para suportar uma decisão.
Em matéria publicada no jornal OTEMPO, o Presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte, João Ricardo Cozac, criticou o fato da comissão técnica da seleção brasileira não ter contado com um profissional da área de psicologia durante a Copa do Mundo.
A entrevista do profissional foi concedida ao blog da Betway.
O médico ainda falou que outras seleções como Holanda, França e Inglaterra contam com profissionais desta área para atender os jogadores.
A prática já é considerada mais comum no meio do futebol nos dias de hoje.
Mas ainda há certas restrições de alguns treinadores e direções.
Uma postagem que chamou a atenção de muitos foi a do craque brasileiro Neymar, após a eliminação da equipe.
Em seu Instagram, o jogador postou um texto e colocou em um dos trechos que estava “destruído psicologicamente”, como a derrota da equipe para a Croácia. Sendo este o revés que mais machucou o jogador em toda a sua carreira junto da seleção.
Outra postagem que gerou repercussão foi a da esposa do zagueiro e capitão da equipe, Thiago Silva, que filmou o jogador na varanda do hotel onde estão hospedados.
Na filmagem, Thiago aparece cabisbaixo e a esposa afirma que o jogador está assim desde a eliminação da equipe brasileira.
Todos esses fatores levaram a acreditar que, sim, a falta de apoio psicológico pode ter afetado a seleção no momento da decisão contra a Croácia.
Falando mais sobre a partida, foi possível notar um sentimento de insegurança da equipe na hora das cobranças de pênalti por parte dos jogadores brasileiros.
É provável que essa sensação tenha nascido do grande baque que foi para o time ter levado um gol faltando pouquíssimo tempo para o jogo ser encerrado, em uma partida que estava no segundo tempo da prorrogação.
Enfim, todos esses acontecimentos e, claro, a eliminação da equipe deixaram clara a ideia de que o Brasil precisa trabalhar o lado psicológico de seus atletas com mais ênfase de agora em diante.
É claro que não é correto afirmar que esse foi o grande motivo para o Brasil ser eliminado da Copa. Mas pode ter ficado mais difícil a situação pela falta de apoio psicológico.
Você acha que o fator psicológico levou o Brasil a perder a vaga na semifinal da Copa do Mundo?
E qual o seu palpite para quem vai ser o grande campeão mundial de 2022?
Aposte na Betsson
A copa do Mundo ainda não chegou ao fim e você pode apostar nos jogos finais na Betsson.
Um dos operadores que mais cresce por aqui conta com mercados e odds interessantes para você palpitar nas partidas que restam no Mundial.Aproveite, ainda, o bônus de boas-vindas que a casa oferece para você apostar nas partidas que restam na Copa do Mundo do Catar na Betsson. Boa sorte!