Neymar con Coronavirus

Todas as disciplinas esportivas foram vistas afetadas na raiz pela propagação da Covid-19 ao largo de todo o planeta. A última grande competição que se suspendeu foram os Jogos Olímpicos de Tóquio, postergados para 2021. A partir disso, atletas e organizações de diferentes campeonatos se viram na necessidade de reinventar-se. Os motivos são os mais diversos possíveis. No que se refere aos atletas: não perder a prática ou ocupar o tempo morto; as organizações: encontrar vias alternativas de financiamento. Mas o que os e-sports FIFA na quarentena e outros esportes virtuais tem a ver com isso?

Na esteira dessa motivação de mudança e adaptação, os e-sports tem ganhado protagonismo em diversas esferas competitivas. Basicamente se trata de que os protagonistas dos diferentes esportes participam em versões virtuais de seus próprios campeonatos! O caso mais emblemático é o dos esportes motorizados, cuja adaptação tem sido a mais simples até o momento.

A variedade dos e-sports

A Fórmula-1, por exemplo, já vem desenvolvendo o campeonato mundial em sua versão virtual. Isso porque a mais famosa categoria do automobilismo tem bastante adiantada o uso da simulação artificial. É isso mesmo, não é novidade entre as escuderias a utilização dos e-sports para melhorar algum aspecto dos carros. Tanto é assim que atualmente as 10 equipes que completam o grid tradicional têm seus representantes também no virtual! Alguns pilotos, inclusive, já passaram por categorias reais antes.

Nesta realidade dos games, os empresários da Fórmula-1 organizaram as corridas que se suspenderam por conta da pandemia sanitária. Quando foram montar as equipes para participar das corridas veio a surpresa. Para elas foram escolhidos alguns pilotos da versão real, bem como pilotos de outras categorias e mais! Até mesmo atletas de outras modalidades esportivas, como o goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, foi selecionado!

LOL

A esta altura do artigo algumas pessoas podem pensar que se trata de uma moda passageira e que provavelmente desapareça quando as coisas voltem ao normal. Porém, temos que dizer-lhes que não! Os e-sports FIFA, Fórmula-1, NBA2K, etc. já estão funcionando há tempos e geram movimentações financeiras impressionantes!

Para colocar um outro exemplo, há uns 10 anos que se desenvolve o campeonato mundial de League of Legends. Espera aí que essa vale a pena repetir. Faz DEZ ANOS que isso tudo está no ar, você fazia ideia de todo esse tempo? Pois é, organizada pela Riot Games, empresa que desenvolve o vídeo game, proporciona o enfrentamento contra as melhores equipes. O que impressiona no tema é que o torneio tem incrementado os prêmios a cada ano e já chegou a dar até 2.5 milhões de dólares ao campeão! O financiamento é feito através dos espectadores dos torneios que conseguiram ter picos de até 100 milhões de espectadores!

Em Casa

Todos sabemos a potência que representa o Brasil para os e-sports. Afinal de contas, os fãs dos e-sports no país já no ano de 2018 tinham a terceira maior base de pessoas envolvidas com games no mundo! De acordo com estudos feitos pela Newzoo e pela Esports Bar, naquele ano o Brasil já tinha quase 8 milhões de fãs. A expectativa para o ano de 2021 era de, pelo menos, 12.6 milhões de fãs.

O detalhe dessa informação é que o estudo foi realizado pré-covid-19. Provavelmente depois dessa grande onda de dias em casa retidos pela quarentena o número de fãs venha a subir! Esse é um dado para termos em conta nas próximas publicações de estudos de audiência dos e-sports.

E o vizinho?

Para se ter uma noção do potencial dessa modalidade esportiva, vamos ver um país vizinho do Brasil. No Uruguai a explosão dos esportes virtuais não fica muito atrás! Há uma semana atrás a Federação Uruguaia de Futebol Virtual fez uma primeira aproximação junto à Associação Uruguaia de Futebol (AUF). O feito foi consolidado pela transmissão, pela primeira vez, de um clássico do futebol uruguaio virtual diretamente no canal da AUF, no Youtube.

Essas partidas têm 22 participantes e cada jogador controla apenas um jogador em campo. Existem regras que preveem problemas técnicos, como desconexões de jogadores ou reinícios acidentais (ou não) das partidas. Como anedota, a partida termino com a vitória do Nacional do Uruguay em cima do Peñarol. O tento foi marcado com um gol olímpico!

Ainda no Uruguai, aproveitando a iniciativa do futebol, a Associação Uruguaia de Volantes, que já tinha organizado o campeonato “Eu fico em casa”, preparou mais torneios. Enquanto o primeiro reuniu pilotos da categoria Superturismo, o segundo promete ainda mais! A ideia dos organizadores é que a interação entre os fãs e os pilotos seja ainda maior. As corridas serão transmitidas ao vivo na página no Facebook da Associação.

Conclusão

A pandemia passará, e entendemos que nossa atenção aos esportes virtuais seguirá crescendo. Antes que a onda passe por cima da gente, nada melhor que ir se preparando desde agora! E você, já está pronto?

jogos

Agora o que falta sabermos é quais são os jogos que a empresa disponibiliza! Pois bem, se você já conhece os games só de ver os logotipos vai saber de primeira!

E aí conseguiu acertar todos os e-sports que a Bet365 oferece? Para conferir seu desempenho acessa a página da casa e descubra um por um! Boa sorte!