Recentemente, há uma grande movimentação dos fãs de futebol, pela questão do Corinthians e seu estádio! Principalmente agora que não há mais dúvidas relacionadas já que essa era uma aposta. A aposta ganha neste caso é que o clube paulista finalmente conseguiu negociar um patrocinador para o seu estádio!
O Corinthians anunciou a venda dos naming rigths da Arena, em Itaquera, para a Hypera Pharma, uma companhia do ramo farmacêutico, com um contrato de 20 anos.
Embora os valores sejam sigilosos, algumas reportagens apuraram que se tratam de cerca de 300 milhões pelo direito de dar nome ao estádio corintiano, com uma estimativa de ganho de 15 milhões por ano.
O atual nome do estádio do Corinthians é Neo Química Arena, conforme o anúncio feito pelo CEO da Hypera, Breno Oliveira e o presidente Andrés Sanches.
Juntamente com os 110 anos do timão, a parceria foi celebrada com uma grande bateria de fogos.
Mais sobre a Arena
A Arena do Corinthians Estádio foi fundada no ano de 2014, com o objetivo de ser usada na Copa do Mundo.
E desde quando estava no projeto do estádio, em 2010, o clube tem buscado uma empresa para que desse nome a construção.
Em todo esse tempo, o presidente Andrés Sanchez tentou de várias maneiras fechar a venda do nome da Arena, porém não obteve muito sucesso nessas tentativas.
Por isso, essa parceria foi vista como uma enorme conquista para o time.
É válido lembrar que isso pode interferir em muitos aspectos, desde o ânimo e motivação nos jogos como também resultados e como ganhar dinheiro.
O que antes era uma aposta entre torcedores rivais acerca da venda do naming rights agora é real! O clube teve sua aposta ganha e o torcedor já não tem do que reclamar!
Venda do Estádio do Corinthians: um evento!
O time usou o aniversário de 110 anos do clube para presentear a torcida.
Houve diversas participações inclusive na apresentação do evento, como o ex goleiro Ronaldo Giovanelli, o ator Dan Stulbach e a cantora Negra Li.
Após falarem sobre a Arena e assuntos relacionados ao futebol, anunciaram o nome, junto muitos fogos no estádio do Corinthians.
O que são naming rights?
Para quem não sabe, o termo se refere ao direito de dar nome a algo. Neste caso, se refere a arena do Corinthians estádio.
Muito popular em outros países como EUA, a venda de nome está se tornando cada vez mais comum no Brasil.
Além das arenas de futebol, as empresas pagam altos valores para poder batizar teatros, casas de shows, festas e eventos. É praticamente uma aposta ganha para as empresas que sempre vão ter seu nome vinculado a grandes eventos!
Pagamento da dívida do Corinthians Estádio
A dúvida comum que agora surge é se os novos valores que entrarão para o estádio são suficientes para pagar a dívida feita para sua construção.
Segundo diversos estudos realizados sobre o Corinthians estádio, por enquanto, a possibilidade maior é que somente esse valor não será suficiente para quitar toda a dívida.
Isso porque nos últimos anos – até 2018, a Arena teve um faturamento entre 70 a 85 milhões, considerando receitas ligadas ao estádio como patrocínios, camarotes, bilheteria, bares e lojas, entre outras.
Porém, aqui não estão incluídas receitas do clube, como patrocínio de camisa, direitos de transmissão, transferência de jogadores, entre outros.
Segundo as pesquisas, embora o estádio faturou mais em anos em que o time foi campeão nacional, o faturamento não chegou a ser mal nos outros anos.
Ou seja, há vários motivos que influenciam nos ganhos.
Também é válido lembrar que a dependência das bilheterias acaba sendo um problema nas contas do estádio, que acaba sendo a principal fonte de receita de como ganhar dinheiro para os clubes.
Não existe uma receita pronta ou aposta ganha, tem que saber lidar com as melhores estratégias! O mesmo vale para você se quiser apostar online!
Naming rights e a dívida
Por isso, essa venda dos naming rights acaba colaborando e muito nesse sentido, mesmo após considerar o saldo após a subtração das despesas, que acaba gerando um lucro de cerca de 20 milhões, que não pode ser encaminhado para os cofres do clube e sim, paga pagar a dívida.
Sobre a dívida, as parcelas estão por volta de 6 milhões de reais por mais, que demandam cerca de 72 milhões de reais por ano.
Por isso, o time deixou de pagar o financiamento recentemente, já que o lucro gerado não cobria a exigência da dívida.
Segundo cálculos da consultoria, o Corinthians precisa aumentar o faturamento da Neo Química Arena para 135 milhões por ano para poder pagar o financiamento da Caixa sem se apertar.
A má notícia é que mesmo com esses 15 milhões a mais anuais, ainda falta grana e assim, é preciso buscar formas de como ganhar dinheiro.
Caso o timão queira aumentar a renda com as bilheterias, será preciso aumentar o valor dos ingressos, torcendo para que a média do público não diminua.
Outra solução é encontrar mais patrocinadores, agendar mais shows e eventos para melhorar a visitação, ou seja, buscar mais fontes após a pandemia acabar.
A boa notícia é que os 15 milhões já garantidos pela Hypera Pharma já auxiliam muito o estádio do Corinthians, uma vez que é uma receita nova que pode atrair ainda mais parceiros.